18/03/10

Palestra sobre "Imagiologia Médica"

Conforme anunciámos, no passado dia 19/02 realizou-se na nossa escola uma palestra sobre “Imagiologia Médica”, dada pela Professora Doutora Isabel Lopes, da Universidade de Coimbra.


Esta palestra ajudou-nos a perceber a utilização das radiações com benefícios científicos no campo médico:quer de diagnóstico, quer anatómico. Por exemplo: os raio-X (figura da esquerda) usam as radiações para detectar fracturas e outras alterações no organismo, sobretudo ao nível dos ossos e articulações. Também a TAC (Tomografia Axial Computorizada) (figura da direita) é uma técnica imagiológica, mais rápida e eficaz que o raio-X, que serve para detectar anomalias de forma mais específica e minuciosa.

Durante a palestra falámos sobre a evolução das técnicas de imagem, que permitem conhecer “por dentro” o corpo humano, sem recurso a “técnicas de corte” como o que se fazia à cerca de 50 anos atrás  
                                                                                                 
Assim, consideramos que esta palestra foi interessante e revelou-se um sucesso, porque a linguagem utilizada foi simples e a receptividade de todos os alunos e professores presentes foi boa.

 

 

                                                                                        
                                                                                                                                                                                                                                                                        

1 comentário:

  1. Frederico Manso17/4/10 22:32

    Olá.
    Éa primeira vez que tenho conhecimento de uma palestra organizada por estudantes sobre Imgiologia Médica. Ao ler o vosso resumo fiquei completamente esclarecido sobre o tema e muito interessado no vosso projecto. Penso que é um projecto aliciante e muito inovador. Por isso mesmo desejo-vos a maior sorte e claro que me continuei a informar através do vosso blogue sobre a evolução do vosso projecto.

    ResponderEliminar