07/02/10

Física na Medicina

A relação entre Física e a Medicina já existe há muito tempo...


Desde o século XVI, com Leonardo da Vinci, considerado o primeiro físico médico, que conhecimentos da Física se aliaram à Medicina.


Qualquer aluno que tenha Biologia ou se interesse minimamente por Ciências, já viu ou trabalhou com um microscópio. Na realidade, se não fossem os conhecimenos físicos da óptica, não seria possível a invenção deste instrumento, o que difilcutaria muito aos médicos e investigadores a compreensão das estruturas biológicas, bem como a descoberta da existência de microrganismos (no século XVII). 

Hoje em dia já sabemos que as nossas células, nomeadamente os nossos neurónios, são pura electricidade. No entanto, no século XVIII, este facto não era conhecido. Foi graças ao trabalho do cientista/médico Luigi Galvani que hoje sabemos que músculos e células nervosas são capazes de produzir electricidade.

Outro exemplo de um cientista importantíssimo na evolução da Física na Medicina foi Hermann von Helmholtz. Um dos objectos de estudo de Helmholtz foi o electromagnetismo, tendo sido o primeiro a demonstrar a radiação electromagnética, onde a posterior descoberta do raio-X pelo alemão Wilhelm Conrad Röntgen em 1895 está inserida.

Todas estas descobertas permitiram o avanço da ciência e novas contribuições ao tratamento e ao diagnóstico médico puderam ser feitas por cientistas.
Actualmente, são vários os cursos relacionados com a àrea da Saúde que contém a Física,  nomeadamente: Radiologia, Medicina Nuclear, Engenharia Biomédica; Imagiologia, Engenharia Biomédica e Biofísica, entre muitos mais.

Como vemos, senão fosse os avanços da Física, a Medicina que conhecemos hoje nao existiria! A desvantagem é que a Tecnologia de ponta é cara, o que, consequentemente torna a Medicina também cara.

O que pensa(s) sobre isto? Acha(s) que o investimento na àrea de investigação valerá a pena?


Fontes:

3 comentários:

  1. Manuel Brás7/2/10 16:00

    Aqui está um tema bastante interessante onde os sacerdotes-médicos do antigo Egito já conheciam essa energia, que denominavam Heka.Força no vosso trabalho e continuem a vossa pesquisa com muito entusiasmo.
    Parabéns também pela parte gráfico do Blogue
    Agora podem adicioná-lo nas pesquisas do Google

    Manuel Brás

    ResponderEliminar
  2. Ana Paula8/2/10 23:52

    Bem começa a ser cada vez mais agradável e entusiasmante consultar o vosso blogue pela frescura da informação.
    Antigamente o conhecimento só chegava a alguns que dominavam a generalidade das ciências como era o caso do renascentista L. da Vinci. Para estudarem os mistérios do corpo humano, chegavam a exumar cadáveres para poderem estudar os pormenores anatómicos e fisiológicos.
    Actualmente a evolução é tão grande que todas as ciência se cruzam, e desta interligação surgem beneficios (queremos acreditar que sim!)é o caso da fisica, da quimica e da matemática ao serviço da medicina. Quem é que já não ouviu falar nos pequenos robots no bloco operatório? E nas pequenas "cápsulas" usadas nas endoscopias? Interessante não é?
    A desvantagem é o elevado custo que tudo resulta de investimento, quer material quer humano.
    Mas o custo é inevitável.
    Importante é cada um ter possibilidades para lutar pelo seu bem mais precioso: a saúde.

    ResponderEliminar
  3. Bem, que tema ambicioso!!!
    Só de ouvir a palavra fisica... fico arrepiado!!!
    Aquela cena das forças e das energias!!! Depois são as lentes e os raios!!!
    Mas, ao ler o vosso texto... bem pessoal, isso até é interessante! Quando a malta vai fazer um RX ou um TAC utiliza a fisica? Bem sempre é mais simples que a cena das agulhas e dos cortes, pelo menos aí estamos inteirinhos!
    Até que fiquei curioso em saber mais qualquer coisa.

    ResponderEliminar